50 ANOS DA CF SERÃO CELEBRADOS EM NÍSIA FLORESTA

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

LogoNo próximo dia 14 de fevereiro a cidade de Nísia Floresta realizará um dos maiores eventos de sua história: a celebração dos 50 anos da Campanha da Fraternidade. Campanha esta que teve início no distrito de Timbó, na década de 60. Serão apenas algumas horas de programação oficial que deverão ser aproveitadas da melhor forma possível pelos fiéis católicos da cidade e pessoas vindas de outros municípios. O acontecimento será, sem dúvidas, um marco para o município.

Apesar de ter sido onde o embrião da CF foi gerado, a Paróquia de Nossa Senhora do Ó será coadjuvante nessa grande festa. Os holofotes estarão mesmo voltados para capital, Natal, onde a Arquidiocese terá uma vasta programação durante todo o dia 15, contando com seminário, mesa redonda, coletiva, de imprensa, celebração eucarística e vigília com adoração ao Santíssimo. Alguns renomados nomes da música católica estarão envolvidos nesse dia: Dunga, Eliana Ribeiro e Pe. Fábio de Melo.

Foram inúmeras reuniões entre a comissão paroquial e a equipe de campanhas da Arquidiocese de Natal. As maiores dificuldades encontradas foram as diversas mudanças na programação e a questão financeira, pois a Paróquia alega não ter recursos suficiente para arcar com todos os gastos. A Prefeitura Municipal de comprometeu em ajudar, mas até a data em que essa postagem foi feita, não havia uma reposta concreta por parte da gestão municipal. Enfim, na reunião de ontem (05), foram definidos os últimos detalhes e ações a serem cumpridas.

Confira a programação completa do dia 14/02:

14h – Acolhida a comitiva da CNBB
14h30 – Reabertura da casa das Missionárias de Jesus Crucificado
15h – Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó
16h – Acolhida ao núncio apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello
17h – Visita a comunidade de Timbó: homenagens; visita a capela de São Gonçalo; acolhida da comunidade; história da campanha em versos; apresentações culturais; oração do ângelus e benção feitas por Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal; descerramento da placa comemorativa aos 50 anos da CF.
19h – Show religioso com o Ir. Alan Gomes e com o grupo Cantores de Deus.

História

O embrião da Campanha da Fraternidade aconteceu no ano de 1962 na cidade de Nísia Floresta, mais especificamente na comunidade de Timbó. A ideia foi trazida pelo então Administrador Apostólico de Natal, Dom Eugênio de Araújo Sales, de um projeto que o mesmo presenciou em suas viagens à Europa.

A convite de Dom Eugênio, as irmãs da Congregação Missionária de Jesus Crucificado assumiam a Paróquia de Nossa Senhora do Ó e todas as suas responsabilidades. Elas ficaram conhecidas mundialmente como “”irmas vigárias”. Nesse período surge a ideia da marcha da fraternidade, uma das formas de vivenciar a CF.

No início a campanha era realizada por meio de caminhadas à pé onde religiosas e leitos passavam de casa em casa arrecadando mantimentos. As pessoas doavam alimentos que posteriormente eram comercializados em uma feira específica. Todo o recurso arrecado era revertido em colchões, redes, entre outros objetos que eram cedidos às famílias mais carentes da cidade.

Nos anos seguintes, a Campanha foi realizada em algumas Dioceses da região Nordeste e em seguida, ganhou status nacional quando foi assumida pela Confederação Nacional dos Bispos dos Brasil – CNBB.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *