Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

CULTURA – Não sei exatamente em qual parte está o processo de criação e implantação da secretaria municipal de cultura de Nísia Floresta. De qualquer forma, poderá ser uma força a mais para todos aqueles que trabalham com músicas, danças, teatro, entre outros. Agora basta saber se a secretaria existirá apenas no papel ou se irá realmente fazer o trabalho que lhe cabe, pois algumas delas não conseguem a satisfação dos munícipes.

TURISMO – O “feriadão de finados” trouxe, mais uma vez, milhares de pessoas para as praias nisiaflorestenses. O nosso potencial turístico foi posto a prova novamente. As vezes cobra-se mais divulgação, mas é preciso analisar se é possível saciar a sede dos turistas mais exigentes. O munícipio ainda é muito deficiente na área hoteleira, possuindo poucos locais para hospedagem temporária, o que não é culpa do poder público. Existem muitos condomínios, só que a maioria são de apartamentos particulares, são poucas as pousadas que oferecem pacotes para uma quantidade reduzidas de dias. Mesmo assim, há muito trabalho que pode ser feito com o que temos em disponibilidade atualmente e a prefeitura municipal precisar bolar e pôr em ação ações antes, durante e depois do verão.

ESPORTE – Em que estado se encontra o esporte de Nísia Floresta? A Secretaria de Esporte e Lazer foi criada realmente, ou ainda existe apenas uma coordenação locada em outra secretaria? As notícias sobre essa ferramenta tão importante no combate de diversos problemas sociais, são muito raras no município. Resumindo-se a torneios amadores e isolados, que duram, na maioria das vezes, poucos dias, com pouca repercussão. É importante lembrar que investir nessa área não pode se resumir a reformas de quadras esportivas.

EDUCAÇÃO – Apesar das dificuldades, o município de Nísia agora tem graduação e pós-graduação ao alcance de sua população. Os preços são acessíveis e nem por isso podemos afirmar que os cursos não são de qualidade, muito pelo contrário. A oportunidade abre portas para muitas pessoas que não tinham mais perspectivas de crescimento profissional.

POLÍTICA – Lembra do que falamos em uma das edições passadas dessa coluna, quando circulava um boato que o vereador eleito Caristia poderia não assumir seu posto na Câmara Municipal e sim uma secretaria? Parece que o grupo da situação descartou essa possibilidade, pois o nome do suplente que entraria no lugar de Caristia, não estaria sendo visto com bons olhos. Outro fato que ocorreu semana passada foi que alguns vereadores eleitos em 2012 foram a uma sessão na CMNF, onde foi discutido o orçamento do próximo ano. Será que buscam se adaptar ao ambiente que irão frequentar poucas vezes nada semana em 2013?

FORMAÇÃO – A SEMTHAS de nossa cidade irá promover capacitação voltada para atores sociais, conselheiros municipais, usuários do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e a quem interessar; tendo início nesta terça-feira (06), a partir das 8h30, no auditório da secretaria [via Ana Paula Emerenciano].

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *