Por Redação, do Nísia Digital.
No segundo dia (11.10) do Abralic, a mesa de debates girou acerca de temas que envolvem a tradição e modernização, regionalismo e problemas da crítica literária. As palestras contou com a presença de pesquisadores do Paraná – Luís Bueno – Doutor em História Literária pela universidade do Paraná e Membro da diretoria da Abralic. Editor da Revista Brasileira de Literatura Comparada. Prof. Dr José Edilson Amorim, Doutor em Letras na UFPB, na Área de Literatura Brasileira. Vice-reitor da UFCG. E o norteriograndense – Prof. doutor Humberto Hermenegildo – UFRN – Presidente da Fundação Câmara Cascudo.
Professor titular da UFRN. Atua como pesquisador no Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses (NCCEN/UFRN) e é consultor/parecerista das revistas Sociedade e Território (Natal), Vivência (Natal) e Investigações (Recife).
Na parte da tarde, foram realizadas as comunicações dos pesquisadores, entre eles a professora Rejane de Souza, que junto com mais dez mestrandos e doutorandos do RJ, SP, PB, MS e outros Estados do Brasil, apresentou o resumo de um dos capítulos de sua tese de doutorado, no Bloco Z, da Universidade Federal de Campina Grande.
Além disso, o professor Helder Pinheiro – professor de Literatura Brasileira e literatura infanto-juvenil na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), autografou dois de seus livros: “A literatura na formação do leitor” e “a poesia na sala de aula” para a professora Rejane de Souza.
Esses eventos literários são espaços importantes para o fomento da reflexão e da pesquisa sobre os estudos teóricos e práticos do ensino da literatura nas universidades e na educação básica.
Publicidade
Deixe um comentário