Por Rejane de Souza, para o Nísia Digital.
O espírito inovador e a paixão pelo mundo das letras chega à tela da Rede Globo através de uma potiguar, a nossa querida filha e escritora Nísia Floresta. A nova novela das Seis gira em torno de temas marcantes que foram disseminados na sociedade no final do século XIX por grandes personalidades femininas que defenderam, de forma apaixonada, ideais modernos para a época: as brasileiras Nísia Floresta, Chiquinha Gonzaga, Eufrásia Teixeira Leite, Tia Ciata e Júlia Lopes de Almeida fizeram história. Elas tinham como bandeira de luta a liberdade de expressão e direito a seu espaço em uma sociedade de natureza patriarcal, machista, onde a mulher era criada somente para casar e ter filhos e ficar em casa cuidando das prendas domésticas.
No caso de Nísia Floresta, o seu espírito pioneiro na área da educação, da literatura, do jornalismo e das principais causas sociais da época serve de inspiração para compor uma das principais protagonistas da novela, Laura, vivida pela atriz Marjorie Estiano.
A novela é escrita por Claudia Lage, coautora com João Ximenes, que revela seu processo criativo afirmando que “Todas essas mulheres foram inspirações para a gente, contribuíram com as suas trajetórias e o modo como enfrentaram as limitações impostas a elas”.
A protagonista Laura (Marjorie Estiano), de família de barões do café, não se conforma com o único destino reservado a ela: o casamento. Nesse contexto, a inspiração de Laura representa a escritora potiguar Nísia Floresta (1810-1885), considerada a precursora dos ideais feministas no Brasil.
Em 15 livros, Nísia defendeu uma educação igualitária entre homens e mulheres, além de ter fundado no Rio o primeiro colégio revolucionário para meninas. E, assim, nossa libertária Nísia Floresta constitui em uma referência nesse processo de quebra de paradigmas e em pensamentos avançados para seu tempo. Espera-se que, com a valorização dessa temática e da nossa escritora na mídia, o Estado do Rio Grande do Norte e, em especial, a cidade onde ela nasceu, finalmente, reconheça em suas práticas educacionais, sociais e de publicidade, o valor que nossa Nísia Floresta tem no mundo.
Publicidade
Deixe um comentário