III FEST YAYÁ ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA (12) NA ESCOLA MUNICIPAL YAYÁ PAIVA

Por Redação, do Nísia Digital.

A Escola Municipal Yayá Paiva irá realizar nesta quarta-feira (12) o III Fest Yayá. O evento que nos anos anteriores focava as expressões culturais do Brasil, este ano irá celebrar o centenário de Luiz Gonzaga, grande nome da música e cultura do Nordeste. No evento, que irá ocorrer nos três turnos, haverá danças, murais e apresentações musicais. A direção da escola nos enviou um texto que fala um pouco mais sobre a terceira edição do Fest Yayá, confira abaixo:

1 INTRODUÇÃO:

Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 — Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião.
Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado. Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Jiló (1949) e Baião de Dois (1950). Por estes e outros motivos é que a Escola Municipal Yayá Paiva fará memória a este símbolo da música nordestina, através de danças, murais, artes no evento intitulado Fest Yayá na sua terceira edição realizada no dia 12 de setembro de 2012 no pátio da escola nos três turnos.

2 OBJETIVOS:

2.1 Objetivo Geral:
Difundir a vida e a obra de Luiz Gonzaga, conhecido como o rei do baião, na passagem do seu Centenário de vida, juntamente com a música, arte e a culinária nordestina.

2.2 Objetivos Específicos:
Preservar a cultura nordestina;
Conscientizar o aluno da importância da vida de Luiz Gonzaga para a região Nordeste e para o Brasil;
Difundir as danças nordestinas;
Difundir as músicas de Luiz Gonzaga;
Apresentar a Arte de Barro e a Culinária do Nordeste.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *