Por Redação, do Nísia Digital.
A secretária da Educação do Estado, Betânia Ramalho, se reuniu nesta segunda-feira (13,) com a equipe de Leitura da CODESE/PROLER, a professora e escritora Salizete Freire, a professora e coordenadora do Comitê PROLER, Erileide Rocha e a professora Rejane de Souza. O assunto da pauta girou em torno do Encontro de Leitura (PROLER) que será realizado nos dias 28 e 29 na SEEC/RN e a implantação do PELL/RN – Plano Estadual do Livro e da Leitura do Estado do RN (em processo de construção).
A secretária Betânia entende que a política de leitura do RN deve ser promovida por todas as áreas de conhecimento, e não somente limitada ao professor de Língua Portuguesa. Nesse sentido, o desenvolvimento das competências leitoras dos estudantes deve ser trabalhado em todas as disciplinas, pois o principal foco do processo de aprendizagem é o de que o estudante consiga ler e compreender, de forma competente e crítica, podendo inferir, fazer associações, analisar, os vários portadores de textos que circulam na sociedade.
Para que essa cultura seja incorporada nos espaços escolares, é preciso, antes de tudo, um debate amplo sobre o PELL/RN, porque o que se deseja é unir as instituições afins sobre a leitura e o livro no RN, cita a secretária. É importante que se institucionalize uma política de leitura que se efetive, de fato, nas ações educativas promovidas pelos docentes.
Publicidade
Deixe um comentário