Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
O segundo dia do Muticom foi bastante intenso, repleto de atividades. O colégio Sagrado Coração de Maria, em Mossoró, recebeu desde as 8h todos os participantes do encontro. Depois de um rápido momento para que fosse comunicado a programação do dia, os comunicadores e agentes de pastorais se dividiram em salas distintas para participarem das oficinas e do grupo temático. Grandes profissionais participaram do evento cooperando na capacitação dos participantes.
As oficinas foram as seguintes: Pastoral da Comunicação (palestrante Cacilda Medeiros); Como falar em público (palestrante Francisco Morais); Ministério da Acolhida (palestrante Irmã Helena Corazza); Jornal Impresso (palestrante Diácono José Bezerra); Linguagem Radiofônica (palestrante Joelma de Souza); Mídias Digitais a serviço da evangelização (palestrante Joseilzon Lima); e Assessoria da comunicação (palestrante Rodrigo Apolinário). Também aconteceu o grupo temático que tratou de radio comunitária: legislação e gerenciamento.
Nós participamos da oficina sobre Pastoral da Comunicação, que foi ministrada por Cacilda Medeiros da Arquidiocese de Natal. Foi um dia inteiro conversando e discutindo sobre essa pastoral que é tão importante na vida da Igreja. Por meio de slides, Cacilda fez um ótima explanação contando quando surgiu a preocupação de Igreja com a comunicação, como deve atuar a pascom, entre outros.
Todos os participantes tiveram espaço para expressar sua opinião e esclarecer dúvidas sobre o tema. Em forma de senho eles tiveram que demonstrar qual “o comunicador ele é”, e em outra oportunidade “qual o comunicador ele gostaria de ser”. A palestrante se utilizou de diversos métodos para fixar nas pessoas que estavam com ela, os principais pontos referentes à pascom.
Depois de horas de capacitação os grupos tiveram tempo para preparar os resultados das oficinas. Um a um, eles foram se apresentando e empolgando os participantes do evento. Eles utilizaram principalmente elementos da dramaturgia para apresentar o que haviam aprendido.
Este segundo dia foi com certeza o mais proveitoso, pois os comunicadores e agentes de pastorais tiveram a oportunidade de absorver importantes conhecimento de pessoas que trabalham e tem larga experiência na área da comunicação. Agora eles devem repassar o que aprenderam para sua comunidade, para propagar o conhecimento.
Publicidade
Deixe um comentário