EXPRESSIVA PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NA FASE FINAL DA SELEÇÃO DO PROGRAMA AGENTES DE LEITURA NO PÓLO DA II DIRED

Por Redação, do Nísia Digital.

Encerrou, hoje, a maratona de viagem aos cinco municípios Parnamirim, São José de Mipibu, Nísia Floresta, Canguaretama e Goianinha realizada pela professora Rejane de Souza, para aplicar a avaliação da segunda e última fase seletiva do Programa Agentes de Leitura. O trajeto foi vencido em dois dias 03 e 04 de julho. Enquanto a professora Rejane estava nesse Pólo, as professoras avaliadoras, Erileide Rocha e Gerusa Morais estavam realizando o mesmo processo na Região do Mato Grande.

Segundo a avaliação da professora, houve uma expressiva participação dos jovens nessa fase somada a expectativa de ser selecionado para o Programa, a fim de fomentar e estimular o gosto da leitura de pessoas carentes desse bem nas comunidades.

“É gratificante ver a disposição dos jovens em querer contribuir para um tema que é tão preocupante em nosso País: a falta de uma cultura leitora de nosso povo. Essa carência de leitura prejudica não só um estado, mas uma Nação, pois além de alimentar a desigualdade de oportunidade de inserção no mercado de trabalho para os jovens, prejudica o exercício pleno da cidadania”, reflete a professora.

Em todos os municípios, os jovens que foram selecionados para essa segunda fase compareceram em torno de 90%. No entanto, em Nísia Floresta, dos 18 jovens selecionados na segunda fase, somente 13 compareceram.

Eu fiquei desapontada com esse número, pois havia 16 vagas para Nísia, que, antes de sair o resultado da aprovação, que deve ser em agosto, o município já perde 3 vagas, que não foram preenchidas pelos ausentes, sei que há uma demanda grande de jovens carentes de uma oportunidade como essa no município, por isso não entendo como se pode perder a possibilidade de participar de um Programa de nível federal com bolsa, kit de bicicleta e livros”, completa.

O programa foi criado pelo Ministério da Cultura e no Estado é executado pela Secretaria Extraordinária de Cultura em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado do RN. N aproxima semana, a professora estará a ação em Serra Negra do Norte, Caicó, Cruzeta e Parelhas.

Publicidade

Compartilhe