Por Cláudio Marques, para o Nísia Digital.
No dia 6 de junho de 1944, as tropas aliadas invadiram a Normandia. Fato histórico que ficou celebrizado como o “dia D”, por ter sido um dia decisivo para o fim da II Guerra Mundial. Um conflito que marcou o mundo. Na verdade, é chamado de II Guerra Mundial, não por envolver todos os países, mas por envolver todos os continentes.
O Brasil, por pressão norte-americana, envolveu-se no conflito, (que por sinal era contraditório para o Estado Novo de Vargas ideologicamente). Foi criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), na qual jovens brasileiros foram incentivados a participar.
No Rio Grande do Norte, 360 homens foram alistados para participar do combate contra nazistas na Itália, dos quais apenas seis tombaram em solo Italiano.
O município de Nísia Floresta também cedeu combatentes: cinco no total. Destes, tive a honra de conhecer o senhor João Cândido Martins Filho, residente em Oitizeiro, que nos relatou fatos bem interessantes.
Diante do tempo na Europa, o ex-combatente relatou: “Gastamos quinze dias e quinze noites na viagem. Desembarcamos no porto de Nápoles, ficamos lá em uns prédios. O treinamento foi realizado na Itália”, afirma João Cândido.
No que se refere à realização de treinamento, aqui no Rio Grande do Norte, Sr. João respondeu: “Aqui era instruçõesinhas “bestas”. Agora lá, era instrução de guerra não é? As armas todas eram americanas”. Sr Cândido disse que ficou no acampamento, próximo ao Campo de Batalha, o nome do lugar onde era STAFFOLI. Nesse local, tiveram o treinamento.
O senhor João Cândido não chegou a ir ao front de batalha, mas ficou aguardando ser recrutado, como era feito, de acordo com o total de baixas.
É bom saber que de nossa cidade existiram homens como o senhor João Cândido Martins Filho, que assumiram o desafio de lutar contra um sistema nazista e fascista. E mais do que isso, fazem parte da história mundial.
Publicidade
Deixe um comentário