Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
Com o slogan “A Força do Povo”, a oposição se une em torno dos nomes de Marize Leite e Luís Carlos para formar uma frente oposicionista em Nísia Floresta. A definição foi confirmada na Convenção realizada, nesta sexta-feira, (29), através da composição da chapa. Marize Leite (PRP), que será a candidata à prefeita, e o professor Luís Carlos Freire (PT) como candidato a vice-prefeito. Na fala dos candidatos, eles refletiram que não havia sentido dividir um projeto que é comum a ambos: o de construir uma Nísia Floresta para todos, priorizando a geração de emprego e renda, valorizando o professor, fomentando o turismo e a cultura de forma sustentável. E, ainda, buscar construir uma gestão participativa, onde a vontade do povo seja respeitada e valorizada.
A Convenção foi realizada em dois momentos: A primeira foi feita a parte mais burocrática, que foi o registro dos candidatos. A segunda parte do evento teve início às 14h, no Centro de Eventos no Alto Monte Hermínio. O público presente contou com educadores, agentes culturais, representantes de cada distrito e jovens. Além disso, a maioria dos presidentes e representantes dos partidos que fazem parte da coligação (PRP, PT, PSDC, PTN, PHS, PC do B, PSB e PSL) foi chamada para compor a mesa.
Além do secretário institucional da deputada Fátima Bezerra (PT), Olavo Ataíde, também esteve presente ao evento a Deputada Estadual Gesane Marinho, que declarou seu carinho e apoio a Marize Leite e ao professor Luís Carlos Freire. Sobre Marize, Gesane destacou: “Essa mulher é uma guerreira! Assim como eu, ela irá atravessar um caminho de muitos desafios, mas se Deus e o povo quiserem, ela chegará lá”. A deputada, também, destacou que Marize traz consigo a responsabilidade de reconstruir outra importante página na história de Nísia Floresta, seguindo o exemplo da belíssima história realizada pelo seu pai Almir da Silva Leite, que tanto fez pelas pessoas mais humildes de Nísia Floresta. “Eu também carrego o legado de meu pai junto a mim”, disse Gesane.
Durante a solenidade, todos os representantes e populares tiveram direito à fala e destacaram a figura emblemática dos candidatos serem dois educadores e conhecerem a realidade de nosso município. Além disso, manifestaram o desejo de poder vivenciar uma gestão realmente democrática e moderna, avançada, articulada com o século XXI em Nísia Floresta. Uma gestão que corresponda ao espírito e princípios defendidos por sua ilustre filha Dionísia Brasileira Augusta.
A palavra também foi facultada aos candidatos a vereadores que lá estavam presentes e alguns deles proferiram suas palavras, enaltecendo que a coligação tem a cara do “povo de Nísia”. Para eles, o nome da coligação diz tudo, “a força do povo”, pois o mais importante instrumento que pode demonstrar a vontade soberana de um povo em um processo eleitoral é o voto que de confiança que ele deposita em seus candidatos.
Em um dos momentos da Convenção, foram expostas, em forma de slide, as principais diretrizes do plano de governo. E paralelo à exposição, o professor Luís Carlos fez seu primeiro discurso, destacando o bom senso dos grupos oposicionistas na concretização da parceria com Marize. “Hoje, olhando para os equívocos do passado, muitas lições foram tiradas e, agora, nós temos o prazer de defender uma candidata de verdade, a querida Marize Leite”.
O discurso de Olavo Ataíde, ex-presidente estadual do PT e atual secretário estadual de Relações Institucionais que, no evento, representou a deputada federal, Fátima Bezerra, que por motivos de incompatibilidade em sua agenda, não pode comparecer nesse momento, mas disse que virá em outros eventos durante a campanha para fortalecer a chapa formada pela oposição em Nísia Floresta, relatou Olavo. “Nísia Floresta tem um potencial econômico, turístico, cultural enorme, que a atual gestão não conseguiu aproveitar. Temos a certeza de que, junto ao PT, Marize fará a mudança que todos nisiaflorestenses há muitos anos desejam”, afirmou Olavo.
Em sua segunda fala, o professor Luís Carlos Freire destacou os problemas que enfrentam o município nas áreas educacionais, sociais, do emprego e da segurança. Nísia Floresta, agora, tem a oportunidade de mudar e escrever uma nova história para o povo que vive à margem de seus direitos nessa cidade. “É preciso pensar na geração dos jovens e as futuras gerações com igualdade de oportunidade. A presidente Dilma é do PT, todavia disponibiliza mais de 200 programas federais para todos os Estados. A presidenta não faz concessão, é essa é forma de administrar do PT. Nossa cidade parece que parou no tempo. Nós temos um dos piores índices de desenvolvimento humano do Rio Grande do Norte, mesmo tendo inúmeros potenciais. Junto a Marize, o PT e eu vamos trabalhar muito, para ver o povo de Nísia Floresta tendo o valor que ele realmente merece”, disse o professor.
O tão esperado discurso de Marize Leite foi considerado muito bom pelos presentes. Emocionando-se em alguns momentos, ela se disse chamada para enfrentar mais esse desafio. “Sei que eu poderia não encarar mais essa batalha e focar apenas em meu trabalho como professora, além de minha saúde, mas essa missão está em meu coração. Nosso povo clama mudança e nós queremos dá isso a eles. Meu pai, Almir Leite, estaria muito orgulhoso de minha decisão e sei que está me apoiando esteja, onde estiver. Vamos a batalha do “poder” contra o “povão”, e nós estamos do lado o povo!”, disse a candidata à prefeita. “Eu nunca tive a oportunidade de ter minha autonomia, agora, finalmente o povo de Nísia terá a oportunidade de conhecer as minhas ideias e meus projetos em prol de uma Nísia Floresta melhor para todos”, completou.
Ao final do evento, Marize foi abraçada por todos. O sentimento é de esperança e coragem para enfrentar o grande desafio que se aproxima. O grupo tem a certeza de que estão lutando pelo povo e que, se Deus permitir, farão muito por eles se alcançarem seus objetivos.
Publicidade
Deixe um comentário