Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
“A primeira via é a humildade, a segunda é a humildade, a terceira é a humildade, e quantas vezes me perguntares, tantas eu te responderei a mesma coisa”. Esta é a máxima do Santo Agostinho. E é aqui retomada porque ela traduz bem a passagem de Padre Lenilson pela nossa cidade. Durante a Santa Missa, na noite do último domingo (29), o padre realizou a missa de despedida da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta. A celebração foi regada de muita emoção do início ao fim .
A travessia gloriosa do padre por nossa cidade foi divulgada no Nísia Digital. Através desse meio de informação, os leitores puderam acompanhar a série de matérias sobre o trabalho pastoreio de um homem simples, natural de Passagem-RN, como administrador paroquial de Nísia Floresta. Ao reler os artigos postados, é possível avaliar o belo e humano trabalho realizado por Padre José Lenilson: da Igreja às capelas de remotos distritos, a ação católica foi pacientemente construída, em parceria respeitosa com o, até então, Vigário Padre Fábio Pinheiro.
Tudo ocorreu no tempo de uma chuva de janeiro, porém há a certeza de que o chão molhado germinará sementes que devem se transformar em bons e sólidos frutos para a paróquia de Nísia Floresta. É certo que um ano e dez meses pode não ter sido suficiente para este servo de Deus concluir as suas metas na terra do camarão. No entanto, o tempo qualitativo de sua passagem imprimiu na mente e nos corações dos paroquianos sentimentos de fé, amor, união e paz.
Hora da Despedida. O Pe. José Lenilson celebra, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, provavelmente a sua última Missa como administrador paroquial.
Os paroquianos compareceram em bom número para agradecer ao seu pastor, que sempre se esforçou ao máximo para melhor servir a sua igreja.
A magnífica Igreja Matriz foi palco de mais uma despedida emocionante.
Assim como o Pe. Lenilson se despediu neste momento, o Pe. João Batista também o fez há anos atrás, mas a sua paixão por Nísia Floresta permanece.
Com o cálice em suas mãos, José Lenilson se realiza como sacerdote.
A paróquia também enviou o jovem Verllyano que irá entregar a Comunidade Shalom.
E durante o ato litúrgico, as homenagens foram se somando. O sentimento era de tristeza, porém, antes de tudo, de gratidão por tudo que o padre fez à comunidade cristã de Nísia Floresta.
O homem, que não gosta de título, foi condecorado com o de cidadão nisiaflorestense.
Parte de sua família acompanhou emocionada a celebração. Um acontecimento que já lhe é comum, no entanto, em cada lugar singulariza, tendo em vista a convivência com essa condição de ter em seu meio um padre.
Dona Cida Basílio cantou uma música que cai muito bem ao Padre: “Se uma boa amizade você tem, louve a Deus, pois a amizade é um bem”.
“Eu vos amo”, declarou o Padre Lenilson após a benção final.
Enfim, para a finalização desta matéria, nada mais justo do que publicar a mensagem proferida por ela na entrevista concedeu a esta página: “Aprendam das lições passadas e vivam mais unidos na busca dos seus sonhos e ideais que, só se realizarão se superarem as barreiras dos preconceitos e dos “azedumes” do passado. Olho bem aberto para frente. Cristo é a luz! Abri para Ele as portas das casas e dos corações”.
Publicidade
Deixe um comentário