FALECEU MARIA DO CARMO BEZERRA DIAS, “DONA MARIINHA”.

Por Redação do Nísia Digital. Com informações de Luís Carlos Freire.

Faleceu na manhã desta quarta-feira (16), a senhora Maria do Carmo Bezerra Dias, mais conhecida como “Dona Mariinha”. Nascida em 5 de fevereiro de 1905, Dona Maria do Carmo teve grandes trabalhos prestados a educação e a cultura de Nísia Floresta. Ao longo de seus 107 de vivência, também prestou serviços à Igreja Católica, tendo acolhido por diversas vezes os padres que em Nísia Floreta vinham, pois nesta época não havia casa paroquial.

Breve histórico

Dona Mariinha começou a se destacar na educação quando se instalou uma das primeiras escolas da então Papary: Escola Isolada Nysia Floresta. Nesta instituição, ela foi uma das primeiras meninas a se matricularem e alguns anos depois, ganhou o prêmio de melhor aluna da mesma.

Depois de encerrar seu percurso na Escola “Nysia Floresta”, ela começou a dá aulas particulares em casa. Em 1942 foi nomeada professora de fato. Daí em diante, continuou sua missão de educar. Se destacando por abolir o uso da palmatória, entre outros tantos feitos na área educacional.

No final da década de 90, teve pela primeira vez seu trabalho reconhecido e foi homenageada na Escola Municipal Yayá Paiva. A iniciativa foi do professor Luís Carlos Freire, que também fez uma pesquisa sobre a vida de Dona Mariinha.

Sepultamento

A Família de Dona Maria do Carmo, enlutada pelo ocorrido, convida à todos os parentes e amigos para comparecerem ao seu sepultamento, que irá acontecer nesta quinta-feira (17). O cortejo sairá de sua residência as 7:30, depois da Missa de corpo presente, Dona Mariinha será sepultada no cemitério municipal do centro.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *