Por Redação, do Nísia Digital
A professora Rejane de Sousa mais uma vez se mostrou entregue de corpo e alma ao ideal de disseminar e valorizar a cultura. Em um projeto totalmente voluntário, está ministrando um curso sobre a escritora Nísia Floresta. A intenção do curso é capacitar o grupo de pessoas que estarão presentes durante as atividades do Museu Nísia Floresta. A primeira aula foi realizada nesta quarta-feira (11), na sala de cinema do prédio.
O curso teve início com a professora Rejane de Souza mostrando um slide com poemas reflexivos sobre a vida. O segundo passo foi falar um pouco sobre os tipos de museus e instituições museológicos no Brasil e no mundo.
No momento em que os participantes foram indagados sobre seus conhecimentos em relação a filha mais ilustre de Papary, ficou claro a cultura local de falta de incentivo no estudo da vida e obra de Nísia. Praticamente todos os presentes disseram ter tido pouco contato com material sobre Dionísia.
Rejane então mostrou livros e documentos sobre a escritora, boa parte do material era desconhecido pelos alunos. Todos ficaram entusiasmado com cópias de documentos antigos e publicações históricas.
O primeiro dia de estudos terminou com a queda de alguns mitos sobre Nísia Floresta, como o possível relacionamento com o positivista, Augusto Comte. Na verdade, o Augusto da vida de Nísia foi o Augusto Farias Rocha.
O próximo encontro deverá ser na quarta-feira (26), já que na próxima semana boa parte do grupo estará participando de um evento do projeto “Conexões Ibram”, em Natal.
Publicidade
Deixe um comentário