COLABORADORES AGUARDAM A PRÓXIMA REUNIÃO DO MUSEU PARA DISCUTIR O ESTATUTO

Por Redação, do Nísia Digital.

Passada a inauguração do Museu Nísia Floresta, os colaboradores e outras instituições envolvidas no processo de implantação do projeto esperam ansiosos que Raimundo Melo cumpra o prometido, na última reunião antes do evento, marcar encontros para discutir o processo de institucionalização do Museu Nísia Floresta. Essa preocupação também se fez presente na fala da representante do IBRAM, Eneida Braga Rocha.

É importante que a população saiba que o Museu só existe, de fato, se for legalizado. E o não processo pode acarretar prejuízo para a sustentabilidade do Museu, pois o mesmo fica impossibilitado de concorrer aos editais de linhas de financiamento, além de não poder receber recursos da União. É bom salientar que, para se trabalhar em uma instituição desse nível, a criação de um Comitê Gestor é o mais adequado, pois descentraliza poder, e todos se sentem parte do processo. Há, de forma clara, as atribuições de cada um. E tal fato gera uma maior motivação e disposição para continuar ajudando e acreditando no projeto. Além disso, a instituição deve estar preparada a articulação e parcerias nas esferas federais, no entanto, isso só será possível se o Museu tiver a sua natureza jurídica.

Por isso, espera-se que tal processo seja viabilizado o mais rápido possível, para que o grupo, a ser cedido ao Museu Nísia Floresta pelo Estado, seja migrado com segurança e responsabilidade. O Museu é um bem público que precisa de todo cuidado e zelo por parte de todos que lutaram para que esse sonho fosse possível.

Publicidade

Compartilhe

2 respostas para “COLABORADORES AGUARDAM A PRÓXIMA REUNIÃO DO MUSEU PARA DISCUTIR O ESTATUTO”

  1. Carlos Gomes

    É uma alegria ver finalmente Nízia Floresta ter um museu. O passo inicial foi dado por muitos que deram seu tempo e sua inteligência para a concretude do projeto. Falo especialmente sobre uma pessoa que além de amiga pessoal é inequivocamente a personagem de Nízia Floresta que lutou com muito afinco para a realização desse sonho. A Professora Rejane de Souza é o nome que respira esse momento. Na Secretaria de Educação e Cultura, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na articulação com entidades como Banco do Brasil e outras Instituições, o sonho, o suor, as lágrimas e sua inteligência refletiram essa grande vitória. Que o Senhor Jesus guarde minha amiga com santa unção para que resista aos descontentamentos dessa vida e supere as dificuldades na sua caminhada. Obrigado pela oportunidade e que Deus continue abençoando a todos.

  2. Rejane de Souza

    Muito obrigada Carlos pelas palavras de amizade. Você sabe bem da minha travessia, nos bastidores da SEEC/RN, e também sabe qual foi e tem sido a minha maior motivação para me empenhar com tanta determinação (mesmo com tantos desafios) para que esse bem cultural pudesse ser concretizado em Nísia Floresta: o desejo de assistir ao povo da cidade onde nasci desfrutando, divulgando e alimentando-se de sua própria cultura, tão rica e diversificada. Além disso, a possibilidade de conhecer mais acerca de uma filha tão ilustre: a escritora Nísia Floresta. Que Deus abençoe a todos nesse clima pascal e que a união e a paz reine em busca de dias melhores e vida longa para o Museu Nísia Floresta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *