PM AUMENTA EM 50 POR CENTO EFETIVO NAS RUAS

Por Ricardo Araújo e Valdir Julião, da Tribuna do Norte.

O comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, garantiu devolver ao cidadão potiguar a sensação de segurança com a deflagração da Operação Metrópole Segura, anunciada ontem em entrevista coletiva. Após a fuga de quase 60 detentos de duas unidades prisionais diferentes, da onda de assaltos a estabelecimentos comerciais em Natal, além dos roubos de armamentos de seguranças particulares, a população se sente atemorizada. Para tentar conter o avanço da violência, o efetivo da Polícia Militar foi reforçado com a convocação de homens que estavam fora da escala de trabalho cumprindo folga. Pelo serviço extra, eles receberão R$ 50 pela diária operacional de seis horas corridas.

O efetivo de 800 militares que fazem a segurança da população cotidianamente, será reforçado. O número subiu para 1.200 desde ontem, quando a intensificação do policiamento ostensivo foi iniciada com a montagem de barreiras nas ruas e avenidas da capital e região metropolitana. Caso a Operação Metrópole Segura se estenda por um mês, a Polícia Militar necessitará de R$ 666 mil extras para honrar a folha de pagamento. “Não delimitaremos um período. Iremos trabalhar desta forma até que a população se sinta segura”, ressaltou o comandante geral. Ele confirmou que os custos estão previstos em orçamento.

O principal objetivo da ação é recapturar os presos fugitivos e reduzir os índices de assaltos. “Se depender da Polícia Militar, o carnaval dos fugitivos de Alcaçuz e do Centro de Detenção Provisória de Candelária será atrás das grades”, afirmou o coronel Araújo. De acordo com o comandante, a atitude da Polícia Militar em aumentar o efetivo e intensificar as abordagens aos veículos, motocicletas e meios de transportes coletivos ocorreu na hora certa. “Não estamos atuando tardiamente e sim intensificando as ações”, ressaltou.

A ação da Polícia Militar será integrada em Natal e região metropolitana com a coordenação dos coronéis Alves, do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM);  Freitas, da Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE); Reinaldo, do Comando de Policiamento do Interior (CPI) e auxílio do coronel Oliveira Júnior no que concerne às ações ligadas à Lei Seca. Todo o efetivo de viaturas, em torno de 120, motocicletas, cerca de 100, além das bicicletas nos calçadões das praias urbanas, será colocado nas ruas. Policiais do Batalhão de Choque (BPChoque), Ronda Ostensiva com a Apoio de Motocicletas (Rocam) e Batalhão de Operações Especiais (Bope), irão compor o efetivo extra.

“Nós esperamos que com este tipo de ação, nós possamos trazer uma sensação de segurança para Natal e região metropolitana. Nós intensificamos as ações nos ônibus e agora os deliquentes estão atuando nos pontos comerciais”, comentou o coronel. Questionado sobre o aumento do número de assaltos nas últimas semanas, o comandante-geral da PM analisou que estão diretamente ligados com as fugas ocorridas em Alcaçuz e no CDP de Candelária. “Ainda ocorreram os casos de furtos de armamentos em dois hospitais estaduais e numa empresa privada. Os bandidos estão se municiando para cometer os crimes”, destacou.

Na semana passada, nas barreiras montadas nas vias de Natal e rodovias que cortam a região metropolitana, a Polícia Militar apreendeu cerca de 30 armas de fogo não registradas em poder de suspeitos. A Polícia Militar descartou pedir o apoio do Exército para o monitoramento da capital e das cidades vizinhas e afirmou que durante o Carnaval, considerado período crítico para o sistema prisional, a segurança será reforçada nos presídios localizados em Natal e no interior. A assessoria de imprensa da Polícia Civil afirmou que o efetivo em serviço não sofreu nenhum aporte e as investigações acerca da recaptura dos fugitivos está em curso. Até hoje, 14 foragidos foram recapturados pela Polícia Militar. Outros dois foram assassinados.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *