APÓS 10 MESES DE ESPERA, NOVO PAVILHÃO DE ALCAÇUZ RECEBE 20 PRESOS

Por Carlos Enrique Goes, da Tribuna do Norte.

Os primeiros 20 presos do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga foram conduzidos as suas respectivas celas às 12h30 de hoje. Após inauguração em 31 de dezembro e nos últimos dez meses ter sido alvo de embargos e reconsiderações da Justiça, a nova unidade anexa a Alcaçuz passa oficialmente a cumprir sua função de abrigar detentos. Ainda hoje mais 40 presos condenados deverão ser transferidos de Centros de Detenção Provisória (CDPs)  para as novas instalações.

As 88 vagas liberadas pelo juiz de Nísia Floresta, Henrique Baltazar, serão ocupadas até o final da semana, informou o secretário de Justiça e Cidadania, Thiago Cortez. “Primeiros vamos ocupar essas vagas e, posteriormente, assim que formos vendo que a estrutura atende bem as expectativas, vamos transferindo mais até a ocupação plena”, esclareceu.

O administrador da Coordenadoria de Administração Peniteciária (Coape), José Olímpio, explicou que será feita uma triagem com os presos que já foram transferidos nas semanas passadas para o setor de Adaptação e dentre eles, os condenados serão remetidos para o novo pavilhão. Com as vagas abertas nesse setor, presos condenados que estão nos CDPs serão levados para a Adapação. Isso vai contribuir para abertura de vagas nos centros provisórios, os quais vão poder receber presos que se encontram na delegacia de Plantão da zona Sul. “Uma das nossas prioridades é esvaziar a delegacia de Plantão”, garantiu Cortez.


O titular da Sejuc informou ainda que de hoje para amanhã começa a ser construído um muro que vai isolar o Rogério Coutinho do pavilhão 4 de Alcaçuz. A guarita para o novo pavilhão também começa a ser erguida nos próximos dias. Ele garante que a ausência inicial desse aparato não oferece riscos para a segurança do estabelecimento uma vez que os agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (GOE) e policiais militares da Central de Guarda vão permanecer fazendo seus trabalhos. “Dezesseis novos agentes virão para cá com a missão de atuar no novo pavilhão”, antecipou o secretário fazendo menção ao contigente que virá do interior.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *