Por Rejane de Souza, colaboradora do Nísia Digital.
Foto: Rejane de Souza/ND |
Um projeto cultural coordenado pela professora Rejane de Souza, no módulo de Língua Portuguesa, no curso de Pedagogia da UVA – Pólo São José de Mipibu – motivou a pesquisa das alunas sobre a cultura dos municípios de Arez, Goianinha, São José de Mipibu e Nísia Floresta. O recorte, aqui, dará ênfase aos grupos do município. A pesquisa envolveu o artesanato, a gastronomia, o patrimônio cultural e natural, o folclore e a vida e obra da escritora Nísia Floresta. No estande do artesanato, o grupo expôs além dos diversos tipos de rendas das artesãs locais: labirinto, fuxico, ponto cruz, renda de bilro, levou também mostras de quadros e pintura no pano da artesã Ana Barros. Nesse tema, também foi apresentado o artesanato de palha de coqueiro realizado pelas artesãs de Timbó.
O grupo de graduandas que desenvolveu temática, gastronomia e pontos turísticos, fez uma linha do tempo através de fotos antigas e atuais dos principais pontos turísticos do município. Não faltou espaço para homenagear a rica gastronomia da região através das imagens do camarão, peixe e caranguejos.
A vida e obra da escritora Nísia Floresta ganhou um espaço especial. O tema foi desenvolvido através da pesquisa de algumas faces dessa escritora “à frente de seu tempo”, que encantou os grandes intelectuais da Europa e provocou transformações profundas na área da educação, da emancipação feminina e da cultura, em um tempo que o universo masculino era o soberano.
Os alunos, além da exposição da vida e obra da escritora, foram em busca de curiosidades sobre a mesma. Na mostra, foi também criado em grafite alguns rostos da escritora.
O ponto culminante da exposição foi a apresentação do grupo folclórico de boi-de reis mirim, coordenado pelo Mestre Canindé, de Nísia Floresta. O espetáculo chamou a atenção de todas as turmas da UVA, que prestigiaram o evento trazido por um dos grupos de graduandas. O evento contagiou o público que elogiou e iniciativa da professora Rejane. A coordenadora do Pólo da UVA, Ana Paula disse que, até o presente momento, não tinha presenciado um tipo de atividade tão prazerosa e de tão significativo aprendizado para a turma. Parabéns para todos os municípios envolvidos!
Deixe um comentário