Curso gratuito vai formar condutor ecológico em Pirangi

O Projeto Ponta de Pirangi está oferecendo gratuitamente o curso “Condutor Ecológico de Trilhas Terrestres e Subaquáticas” voltado para moradores de Parnamirim e Nísia Floresta. Serão oferecidas 35 vagas no total, sendo 20 para o curso de trilhas terrestres e 15 para o curso de trilhas subaquáticas. Para o preenchimento das vagas, um processo seletivo ocorrerá através de entrevista com os interessados, nos dias 23 e 24 de agosto.


O objetivo do curso é qualificar jovens e adultos da região para entrar no mercado de trabalho turístico, valorizando a comunidade, a economia e a riqueza ambiental e cultural da região.


De acordo com a coordenadora de Turismo do Projeto Ponta de Pirangi, Jaimile Cunha, as diretrizes estabelecidas para a realização do curso têm o intuito de cumprir o quarto objetivo do projeto que é “descentralizar o fluxo do turismo concentrado na área de recifes da Ponta de Pirangi”, através da criação de um turismo sustentável na região, aproveitando os recursos naturais e sócio-culturais do local.


Para participar da seleção, o interessado deve ter ensino fundamental completo e, no mínimo, 16 anos. É necessário que leve para a entrevista carteira de identidade (RG) e um comprovante de residência.


A prioridade de vagas será dada aos moradores da região que já estejam, de alguma forma, inseridos contexto de trabalho relacionado aos recifes de Pirangi, ao turismo, entre outros. Além disso, parte das vagas será destinada aos estudantes do Projovem de Pirangi, Pium e de Nísia Floresta.


O curso será realizado nos meses de setembro e outubro, ministrado por especialistas em cada área. Nos módulos teóricos e práticos será possível ter conhecimentos voltados para educação ambiental, ecossistema marinho e terrestre com foco em informações já levantadas pelo projeto sobre a região.


O curso também envolve primeiros-socorros, educação física, técnicas de mergulho e condução em trilhas terrestres, bem como montagem de equipamento de trilha e turismo.




Por Redação, da Tribuna do Norte

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *