Diário de Natal
O Rio Grande do Norte foi o estado nordestino que mais avançou na geração de empregos entre 2003 e 2009, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego divulgados ontem. De acordo com a instituição, as empresas potiguares conseguiram aumentar a geração de novas vagas em 63% no período.
De acordo com os números do ministério, nos últimos sete anos, foram abertas 201.056 vagas no RN. Esse volume deixa o estado em quinto lugar no Nordeste. Esse volume, porém, representa um crescimento de 63% no período, maior percentual da região e bem acima da média nordestina, que foi de 47,9%. Em segundo lugar está o Maranhão, com acréscimo de 62,22%, seguido do Ceará com 50,56%. Os outros estados registraram crescimento acima de 30%.
O ano passado foi um dos piores da série para o Rio Grande do Norte: a quantidade de novos empregos formais caiu 64% em relação a 2008. Porém, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), também do MTE, mostram que o movimento de abertura de vagas está se recuperando. Além disso, há previsões otimistas. Segundo estimativas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), este ano deverão ser criadas 17,3 mil novas vagas no estado – a maior parte no setor de comércio e reparação (7.998). Se confirmada, essa quantidade será o melhor resultado desde 2005, quando o Ministério do Trabalho registrou a abertura de 18.396
Deixe um comentário