Por Luciana Tito
Diário de Natal
A reinstalação do parlamento comum da região metropolitana de Natal foi discutida na manhã desta sexta-feira na Câmara Municipal do Natal, e contou coma participação de parlamentares de toda a Região Metropolitana de Natal (São José de Mipibu, Nísia Floresta, Macaíba, Extremoz, Ceará – Mirim, São Gonçalo, Monte Alegre, Natal e Parnamirim).
O histórico, desafios e tarefas para reimplantação do parlamento comum que existe há oito anos e que está sendo retomado no biênio 2009/2010, foi apresentado pelo vereador George Câmara (PC do B), propositor da audiência.
O objetivo da audiência, de acordo com o vereador, é de elaborar e discutir projetos comuns que beneficiem os municípios integrantes da RMN. “O parlamento comum da RMN é um fórum de discussões e reivindicações, visado à integração econômica, política, social, cultural e ambiental entre as populações da região”, explicou.
Ele destacou que os municípios da RMN representam 5,1% da área total do Rio Grande do Norte. “Essa região representa 42% da população do estado e 48% do PIB e 37% do eleitorado do estado. Isso significa dizer que unidos os vereadores do Parlamento Comum representam uma grande parcela da população e, por isso, têm força política para tratar de uma pauta de reivindicação que tenha sintonia com a sociedade”, ressaltou.
O secretário de Planejamento, Augusto Viveiros, ressaltou a importância da retomada do parlamento comum da RMN e enfatizou a importância dos municípios trabalharem em um sentido comum em seus interesses.
Deixe um comentário