RN tem a maior taxa de abandono escolar do Nordeste

Redação Diário de Natal On line
DN Online

Entre os estados do Nordeste brasileiro, o RN é o que apresenta a maior taxa de abandono escolar no ensino médio da rede pública: 23,6%, bem acima da média nacional que é de 15,3%. Os dados, sistematizados pelo MEC/Inep/2005, foram analisados e estão disponíveis no documento Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009 – O Direito de Aprender, lançado ontem (9), em Brasília.

Para a jornalista Ana Márcia Diógenes, coordenadora interina do escritório do Unicef para o Ceará/Piauí/Rio Grande de Norte, os dados sobre as taxas de abandono escolar no Nordeste apontam para uma melhora nas condições da educação oferecida na região. No entanto, alerta a executiva, há ainda um fosso entre os números daqui em relação ao restante do Brasil.

No Sudeste, por exemplo, menos alunos deixam a escola durante o tempo do ensino médio. A taxa de abandono escolar na região, segundo análise do Unicef, é de 10,9%, contra 13,2% no Sul, 17,6% no Centro-Oeste, 20,8% no Norte e 20,1% no Nordeste.

Mesmo assim, três fatores, aponta a jornalista, influenciaram o tempo de permanência na escola: a redução do trabalho infantil, a certificação do Selo Unicef e os programas do governo Lula, como o Bolsa Família.

Em 2007, segundo a Pnad, do total de 44,7 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, 4,8 milhões trabalhavam sozinhos ou com os pais para ajudar em casa. Dessas, 30,5% tinham uma carga de trabalho de pelo menos 40 horas semanais. O número, de acordo com o Unicef, caiu em relação a 2006, quando 5,1 milhões de crianças estavam submetidas ao trabalho.

Algumas experiências para estimular a presença do aluno na escola estão sendo testadas no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, como a implantação de brinquedotecas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *