A Receita Federal recebeu 245.675 declarações do Imposto de Renda no Rio Grande do Norte este ano, um número recorde que deverá crescer mais, com as cerca de 5 mil declarações que não chegaram às mãos do órgão e que são esperadas agora com atraso. O prazo para declarar terminou no último dia 30. Quem perdeu, ainda pode acertar as contas, mas vai ter de pagar multa .
Segundo o supervisor do Imposto de Renda 2009 no estado, Fernando Dahia, a multa tem valor mínimo de R$ 165,74 e está limitada a 20% do valor do imposto devido. Quem não entregar a declaração também poderá sofrer outra conseqüência: corre o risco de ter o CPF cancelado. E, sem CPF, não dá, por exemplo, para abrir conta em banco, abrir uma empresa ou fazer empréstimo.
O sistema de recebimento da Receita voltou a funcionar ontem para atender os retardatários e aqueles que querem retificar. Não há prazo final para entregar a declaração atrasada. A entrega só poderá ser feita, no entanto, pela internet – o programa está disponível no site www.receita.fazenda.gov.br. Não há a opção de entregar em desquete ou o formulário.
Leia mais aqui.
Deixe um comentário