O município de Nísia Floresta possui 21.109 habitantes (IBGE 2000). Em termos de cultura popular, resiste o Boi-de-Reis e o grupo de drama Pirão Bem Mole, cujos protagonistas residem no Porto. No distrito de Campo de Santana há o Bambelô (há sete anos existia o Pastoril, mas foi extinto, pois o “modernismo” ocupou seu lugar). Nesse local existe a Associação das Labirinteiras, no qual, além de belíssimos labirintos, produzem macramê e outros artesanatos com linha e tecido, como renda de bilro (esta em menor escala). Em Piranji do Sul e Alcaçuz predomina a confecção de renda de bilro. No distrito de Timbó destacam-se as cestas de cipó, esteiras e fibra de coco, além da internacional “Cachaça Papary”. Em toda a geografia nisiaflorestense existem artesãs e artesãos comerciantes ou que produzem apenas para a família e amigos, destacando-se diversos tipos de bordados (ponto cruz, vagonite, pipoca, corrente, etc), crochet, tricô, pintoras de panos de prato, fabricantes de redes de pesca, fabricantes de barcos de pesca (Barreta), entalhadores em madeira (Conjunto Celina)) e modelador de concreto (Alto Monte Hermínio), dentre outras atividades artesanais. O município de Nísia Floresta possui belezas naturais invejáveis, como as praias Piranji (rio de água doce), Búzios (rio de água doce entre dunas), Pirambúzios (surf), Tabatinga (Golfinhos), Camurupim (Pedra Oca) e Barreta (piscinas naturais e pesca), cada uma com características peculiares. 22 lagoas fazem a alegria dos nativos e turistas, destacando-se Carcará (Timbó), Boa Água, Arituba (Tabatinga), Bom Fim, Redonda, Papari, Lagoa Azul e outras. A caminho das praias pode-se deliciar nas águas frias e claras do Rio Boacica. No Timbó sobressai a Cachoeira, uma pequena queda d’água de formação argilosa, mas com água fria e limpa rodeada de mata nativa. As estradas de acesso às praias e lagoas são envoltas por mata nativa, roçados e plantações de coco, formando um cenário cinematográfico. Os distritos integrantes desse município são: Genipapeiro, Currais, Golandi, Tororomba, Morrinhos, Oitizeiro, Campo de Santana, as praias citadas, Alcaçuz, Timbó, Mazapa e Boa Água.
ÁREA
O município de Nísia Floresta possui uma área total de 312,2 km², equivalente a 0,59% da superfície do estado.
CLIMA
Possui o clima tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono.
Durante o ano, o período que apresenta maior número de chuvas é entre março e agosto.
Temperaturas Médias Anuais
Máxima: 30,0 °C – Média: 27,1 °C – Mínima: 21,0 °C
Umidade Relativa Média Anual: 76%
Horas de Insolação: 2.700
Possui o clima tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono.
Durante o ano, o período que apresenta maior número de chuvas é entre março e agosto.
Temperaturas Médias Anuais
Máxima: 30,0 °C – Média: 27,1 °C – Mínima: 21,0 °C
Umidade Relativa Média Anual: 76%
Horas de Insolação: 2.700
A região de Nísia Floresta é conhecida desde 1607, sendo citada pela abundacia de peixe é um paraíso a ser explorado. Para quem ainda não teve disposição de conferir basta presta atenção nesses números: 22 lagoas, 6 parias e uma cachoeira.
No centro do município encontrar-se um baobá que se tornou famosa no livro de Saint-Exupery “o pequeno príncipe”.
O município foi criado em 1852 pela lei provincial 242, com o nome de vila imperial de Papary; em 1890, inicio da república, através do decreto n°12, o nome mudou para vila em 1938, e dez anos depois mudava-se o nome para o atual, Nísia Floresta em homenagem a escritora do mesmo nome, nascida na região no século retrasado e considerada muito avançada para seu tempo.
Em termos de Cultura os turistas não têm do reclamar: o mausoléu de Nísia Floresta, a estação Papary – tombado pelo patrimônio histórico – e a Paróquia de Nossa Senhora do Ó, padroeira do município construída na segunda metade do século XVIII em estilo barroco, são atrações imperdíveis.
Por Redação, do Nísia OnLine
Deixe um comentário